LAR ALICE DE OLIVEIRA (8).png

NOSSA HISTÓRIA

LAR ALICE DE OLIVEIRA (11).png

O Lar Alice de Oliveira é uma Organização da Sociedade Civil – OSC, filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos, cuja área de preponderância é de Assistência Social, executora do Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoa Idosa, cuja natureza é a proteção integral.

 

Atualmente temos 48 idosos acolhidos, sendo 26 homens e 22 mulheres.

O Lar Alice está dentro do padrão de funcionamento de uma ILPI – Instituição de Longa Permanência, de caráter residencial destinada a domicílio coletivo de pessoas com idade de 60 anos ou mais, oferecendo condições de liberdade, dignidade e cidadania. 

 

O Serviço de Acolhimento Institucional do Lar Alice de Oliveira é previsto para idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vivência de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos. 

 

É ofertado um ambiente de respeito e dignidade, promovendo: ambiência acolhedora; convivência mista entre os residentes; integração entre os idosos; condições de lazer; atividades física, recreativas e culturais.

O Lar Alice celebra contrato formal de prestação de serviço com o idoso, responsável legal ou curador. 

Toda a construção reforma ou adaptação na estrutura física do Lar Alice é precedida de aprovação de projeto arquitetônico junto à autoridade sanitária local, bem como do órgão municipal. Atendemos aos requisitos de infra-estrutura física previsto do regulamento técnico RDC nº 283, além das exigências estabelecidas em códigos, leis ou normas pertinentes, especificas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, oferecemos instalações físicas em condições de habitabilidade, higiene, salubridade, segurança e garante a acessibilidade a todas as pessoas com dificuldade de locomoção, segundo o estabelecido na Lei Federal 10.908/00.

 

Os ambientes ofertados de dormitório são separados por gênero, dotados por banheiros, luz de vigília e campainha de alarme. Disponibilizamos salas de convivência, sala de apoio individual, refeitório, espaço ecumênico, cozinha e despensa, lavanderia e salas administrativas. 

 

O Lar Alice de Oliveira é responsável pela manutenção da unidade, e observa rigorosamente as normas de planejamento e execução emanadas dos órgãos competentes pela Política do Idoso, conforme dispõe a Lei Federal nº 8.842, de 04 de Janeiro de 1994 e a Lei Federal nº 10.741, de 01 de Outubro de 2003, Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 283 de 26 de Setembro de 2005, Política Nacional de Assistência Social.

 

Obedecemos à normalização, possuímos alvará sanitário expedido pelo órgão sanitário, Estatuto Registrado, Registro de Entidade Social, Regimento Interno, temos um Responsável Técnico pelo serviço, que responde pela Instituição junto à autoridade sanitária local. 

DEPOIMENTOS

6(18).png
5(16).png